Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


Partilhe esta Página

 

 

 

 

 

 

 


Culinária
Culinária

                                                     Gastronomia      

A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) é o profissional responsável por cuidar da preparação do cardápio, selecionar ingredientes, escolher as bebidas que acompanham os pratos, garantir a boa apresentação do prato e do ambiente. Um Gastrônomo domina a arte de combinar ingredientes elaborando pratos e cuidando da negociação com os fornecedores. O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. Cultura muito antiga, a gastronomia esteve na origem de grandes transformações sociais e políticas.

 

 

A Culinária é a arte de cozinhar, ou seja, preparar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. Varia de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios.

 

 

                             Orígem da Culinária do Brasil

  A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Algumas técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. 

Dos imigrantes chegados ao Brasil entre os séculos XIX e XX como alemães, italianos, espanhóis, sírio-libaneses, japoneses, foram os alemães e italianos que deixaram maiores influências na culinária nacional. Os alemães não muito numerosos, vindos de diferentes regiões da Alemanha e limitados ao Sul e Sudeste do país apenas reforçam o consumo de gêneros já utilizados pelos portugueses como a cerveja, a carne salgada, sobretudo de porco, e as batatas. Ao mesmo tempo em que mantêm o consumo de alguns gêneros como as salsichas, a mortadela, o toucinho e a cerveja, mostram-se adaptativos substituindo o que lhes falta da terra natal por matérias-primas locais.

Os italianos por sua vez, em maior número e mais espalhados pelo território nacional conseguem impor as massas de farinha de trigo e os molhos. O macarrão italiano tornou-se alimento complementar, ao lado da farofa, do feijão, do arroz e das carnes. Além do macarrão, outras massas italianas foram trazidas como a pizza, o ravioli, a lasanha e também os risotos e a polenta. Divulgaram também o sorvete como doces e sobremesas.

                                

                                    Feijoada Tradicional

   

  Ingredientes:

 

600 gr de feijão-preto

200 gr de costelinha salgada

200 gr de carne-seca cortada em cubos

100 gr de orelha de porco

100 gr de rabo de porco

100 gr de pé de porco

100 gr de lombo de porco salgado cortado em cubos

suco de 1 limão

8 xícaras (chá) de água

2 folhas de louro

sal e pimenta-do-reino a gosto

1 cebola pequena com 5 cravos-da-índia espetados

1/4 xícara (chá) de pinga

2 laranjas com casca furada

300 gr de lingüiça calabresa, paio e portuguesa em fatias

1 cebola grande cortada em cubos

5 dentes de alho picados

Modo de Fazer:

1 Deixe o feijão-preto de molho em água por 6 horas.

2 Para retirar o excesso de sal, coloque de molho em água por 24 horas na geladeira a costelinha, a carne-seca, a orelha, o rabo, o pé e o lombo, trocando a água por 4 vezes. Após este processo, escorra as carnes e lave com o suco de limão.

3 Coloque-as em uma panela com água e deixe levantar fervura, escorra e repita o processo por mais 3 vezes para retirar o excesso de gordura.

4 Terminado este processo, coloque as carnes em uma panela, acrescente o feijão-preto com a água do molho e complete com mais água e leve a cozinhar em fogo baixo.

5 Adicione o louro, o sal, a pimenta-do-reino, a cebola espetada com os cravos-da-índia, a pinga, e as laranjas.

6 Deixe levantar fervura e cozinhe por 50 minutos, retirando a espuma que se forma na superfície com uma colher. Coloque a lingüiça na metade do cozimento. Verifique a maciez das carnes com um garfo e retire conforme estiverem prontos. Corte os pedaços de carne em tamanhos de 3 cm e reserve.

7 Quando o feijão-preto estiver cozido, retorne os pedaços das carnes à panela. À parte, aqueça uma frigideira com o óleo, doure a cebola cortada em cubos e o alho picado por 5 minutos e misture na panela com o feijão-preto e as carnes.

8 Retire a cebola espetada com o cravo-da-índia e as laranjas. Deixe levantar fervura e sirva acompanhado de arroz branco, farofa, laranja fatiada, couve refogada e torresmo.

 

 

Rendimento: 8 porções.