A São Paulo Fashion Week (SPFW) é o evento de moda de maior destaque do Brasil e também o mais importante da América Latina e a quinta semana de moda do mundo, depois das de Paris, Milão, Nova York e Londres.
O evento teve início no ano de 1986, com o nome de Morumbi Fashion Brasil, na Bienal de São Paulo no Parque do Ibirapuera- SP. Foi organizado pelo Grupo Luminosidade do empresário e promoter de eventos Paulo Borges.O evento revolucionou e mudou totalmente o conceito de moda no Brasil. Foi nesse período que marcas internacionais como Chanel, Versace, Gucci chegaram no Brasil e causou uma mudança significativa na industria têxtil brasileira.
Estimulados pela abertura das importações do Governo Collor os empresários brasileiros foram obrigados a investir em tecnologia de ponta, máquinário e mão de obra especializada, para concorrer com o mercado estrangeiro que crescia no Brasil.
O evento teve o nome modificado em sua décima edição em janeiro de 2011 e passou a se chamar São Paulo Fashion Week, tinha quatro desfiles por dia com um público de 300 pessoas. Foi nesse período que as modelos brasileiras com carreiras e fama internacional como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Ana Claudia Michels, Alessandra Ambrósio participaram e trouxeram maior renome e prestígio ao evento.
Muitas marcas brasileiras passaram a ter fama internacionalmente e se tornaram grandes multimarcas. Muitos estilistas também despontaram nessa época, entre eles, os estilistas Carlos Miele, Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein Collection estilistas de fama internacional.
Em 2008 a empresa holding InBrands tornou-se sócia do Grupo Luminosidade e ambos passaram a promover o evento. A parceria trouxe maior crescimento ao evento atraindo um número maior de investidores e patrocinadores e movimentando ainda mais o mercado fashion brasileiro.
A fashion week também foi responsável por criar diversos outros eventos paralelos voltados para as redes de fast-fashion e grandes produtores texteis que servem de suporte para levar as coleções apresentadas na semana de moda para as grandes lojas gerando um público mais abrangente
Hoje, o foco da semana não é apenas divulgar o trabalho dos criadores, mas, principalmente, organizar a produção de moda no Brasil, internacionalizar os desfiles e fomentar novos negócios.
Atualmente o evento acontece duas vezes por ano, com duração de seis dias cada uma, em março, apresentando a coleção de primavera/verão e a outra em outubro, apresentando a coleção de outono/inverno.
os investimentos no evento cresceram de 600 mil reais em sua primeira edição, para mais de cinco milhões de reais por edição. E tambem houve um aumento significativo do numero de estilistas que participam do evento de 21 para 34 participantes e o público também cresceu, atualmente mais de 1 milhão pessoas visitam o evento contra cem mil em 1996.
Algumas das modelos mais famosas do mundo como Naomi Campbell, Candice Swanepoel, Karolina Kurkova ja desfilaram no evento.
Além de estruturar toda indústria têxtil do país o evento já foi marcado pelo apoio a diversas campanhas pela fome, pela prevenção do Câncer e da Aids, reciclagem do lixo, educação entre outras causas sociais. A cada edição o evento conta com exposições de arte, fotografia e moda de renomados artistas brasileiros e internacionais.